Sobre

Cena Aberta – teatro, crítica e política das artes  é um site de crítica cultural com foco no teatro e nas políticas públicas que envolvem as artes. Uma cena aberta é o que define historicamente as dramaturgias de contato livre entre cena e plateia. Recorrente no teatro popular, propõe a interação franca e não mediada. É também o acontecimento teatral posto à vista, revelado. O site abre espaço, assim, para a discussão das formas artísticas nos contextos do processo social.

Kil Abreu (Editor responsável – DRT/MT 4926/95) – É jornalista, crítico, curador e pesquisador do teatro. Pós-graduado em Artes pela USP. Foi diretor do Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Escreveu para o jornal Folha de São Paulo e coordenou por quase dez anos a Escola Livre de teatro de Santo André. Compôs os júris dos principais prêmios do teatro brasileiro, como Shell e APCA. Fez a curadoria de festivais como os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e das atividades reflexivas da Mostra internacional de teatro de São Paulo (MITsp). É curador no Centro Cultural São Paulo e membro da IACT/AICT – Associação internacional de críticos de teatro.

Rodrigo Nascimento – É professor, educador popular e tradutor. Tem graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Há anos dedica-se à pesquisa dos teatros russo e brasileiro.  É autor de “Tchékhov e os Palcos Brasileiros”, publicado pela Editora Perspectiva em 2018.